Após pedido do Flamengo CBF IRÁ FISCALIZAR ATUAÇÃO DA ARBITRAGEM PARA O BRASILEIRÃO-2016
13-03-2016 14:54A arbitragem do Campeonato Brasileiro 2016 será observada mais de perto durante a temporada. Segundo informação do Blog do jornalista Rodrigo Mattos, do Uol, a entidade usará um aparelho eletrônico para observar a atuação dos árbitros da competição e permitirá aos clubes fiscalizar a Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf).
Segundo o blog, a Comissão de Arbitragem usará o equipamento, chamado Sportstech, para anotar todas as decisões feitas pelo juiz e auxiliares, além de observar sua movimentação em campo. O presidente da Conaf, Sérgio Corrêa, explicou a iniciativa tecnológica da CBF.
“Já fazemos isso com papel, mas agora poderemos usar um equipamento que diz o que o árbitro fez e onde ele esteve em campo. Assim, poderemos passar para ele: ‘você errou porque estava mal posicionado”.
Além da tecnologia, a CBF prevê a instalação de uma comissão formada pelos representantes dos clubes para vigiar de perto a atuação da Conaf. Ela será composta por cinco membros indicados pelos times, que apenas poderão fiscalizar as decisões da Comissão Nacional, sem ter poder para participar do processo que as cria.
Os clubes ainda pedem, no entanto, que haja uma auditoria externa, proposta inicialmente feita em 2015 pela diretoria do Flamengo visando observar se a Comissão toma as medidas adequadas quanto a atuação dos árbitros em caso de erros. Essa opção foi reiterada durante o Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro.
———
Voltar